03 Erros cometidos por empresas que podem gerar ações trabalhistas – Contabilidade em Curitiba | SV Consultoria COntábil
Olá seja bem vindo
Contabilidade em Curitiba | SV Consultoria COntábilContabilidade em Curitiba | SV Consultoria COntábilContabilidade em Curitiba | SV Consultoria COntábil
(Seg- Sex)
svcontabil2019@gmail.com
Portão - Curitiba-PR
Contabilidade em Curitiba | SV Consultoria COntábilContabilidade em Curitiba | SV Consultoria COntábilContabilidade em Curitiba | SV Consultoria COntábil

Empresário, será que você tem cometido esses erros na gestão do seu negócio?

❌Pagar parte do salário por fora: muitas empresas pagam parte do salário do empregado por fora do contracheque, e isto é um grande erro cometido, pois ao ser demitido o ex-funcionário poderá entrar com uma ação trabalhista e cobrar os reflexos desta verba sobre o pagamento de horas extras, FGTS, recolhimentos previdenciários.

❌Controle de ponto ineficiente: As boas práticas de gestão da jornada de trabalho devem ser combinadas com um sistema de controle de ponto eficiente, porque a prevenção jurídica requer também a fiscalização dos funcionários e a criação de meios de prova. Sendo assim, o modelo adotado deve permitir o adequado controle e a documentação das marcações de entrada e saída, das horas extras, dos dias de folga, etc. Afinal, erros na batida de ponto, serviço extraordinário não contabilizado, desrespeito ao intervalo entre jornadas e outros equívocos são grandes causadores de demandas judiciais.

❌Não realização do exame médico admissional: O exame admissional é obrigatório e previsto pela CLT. Ele serve para proteger tanto o empreendimento quanto o funcionário. Seu objetivo básico é verificar se o empregado está apto a desempenhar as suas funções.
Ele também é usado como parâmetro para comparação com o exame demissional. Quando o profissional sai da empresa, a partir dessa análise é possível saber se surgiu alguma doença ocupacional.
Como é um direito do trabalhador, a não realização pode fazer com que o funcionário procure a justiça após sair do negócio. O profissional poderá alegar que determinada condição foi culpa do estabelecimento, mesmo que ela já fosse preexistente.

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários 👇

Salve para consultar quando precisar!

Entre em contato com a gente e vamos juntos alavancar a sua empresa!

Utilize nosso whats para o seu atendimento:

📞 (41) 98510-4715

Att: Stevan Vieira
SV Consultoria

Leave A Comment